Historia

 

Com seus 9,6 hectares, situada em local privilegiado, próximo ao Centro de Cachoeiro de Itapemirim, com acesso direcionado por uma ponte pêncil, a  Ilha dos Meirelles exibe excelentes condições para ser um instrumento de práticas conservacionistas e metodologias utilizadas na recuperação de áreas degradas. Inicialmente a Ilha pertencia ao Sr. Newton Meirelles, sendo doada, posteriormente, para a prefeitura municipal, que assumiu a Ilha no ano de 1992, construindo a ponte pêncil neste mesmo ano.

 Durante 10 anos a prefeitura ficou como única responsável pelo local, quando em 2002 a Ilha dos Meirelles foi cedida para o Centro Universitário São Camilo ES em regime de comodato por um período de 20 anos, sendo assim, o Centro Universitário passou a administrar a área em conjunto com a PMCI, passando a denominá-la de Estação Ambiente Meirelles.

            No inicio do acordo a ilha se encontrava em um estado de abandono, estando uma família vivendo na área, com 5 cães, vários gatos um chiqueiro e duas áreas de pastagens com braquiaria.

             A São Camilo iniciou um projeto de recuperação ambiental na área, efetuando a retirada dos cães, gatos e do chiqueiro. Imediatamente foram iniciadas as obras para a recuperação paisagística, como jardins e um pequeno lago, reformas dos banheiros existentes, que se encontravam inutilizados, construção de áreas para recepção de público e de trilhas, como demonstram as fotos abaixo.

Trabalhos de levantamento de fauna e flora foram iniciados e hoje conhecemos  praticamente todas as espécies da fauna e da flora ali presentes, com isso iniciou-se o trabalho de reflorestamento da área, que vem sendo efetuado até o presente, inicialmente foram introduzidas espécies de árvores pioneiras nas clareiras, onde na época haviam pastagens, atualmente estão sendo introduzidas espécies de clímax nessas áreas. Foram introduzidas 5600 mudas de espécies nativas na ilha, com o objetivo de recuperar ambientalmente a área além de atrair e manter a fauna ali existente.

Atualmente a ilha é um laboratório natural de recuperação de área degradada que propaga idéias referentes à preservação e recuperação ambiental para todo o sul do estado, vários estados do Brasil e até outros países. A Estação Ambiente Meirelles recebe escolas e grupos para visitação, cursos referentes à área ambiental também são parcialmente efetuados na ilha.